A diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Reino Unido

Muitas pessoas ficam confusas com termos distintos para o órgão político ou geográfico que inclui a Inglaterra; algumas pessoas usarão a Grã-Bretanha e o Reino Unido de forma intercambiável. Existem, no entanto, algumas diferenças fundamentais entre a Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.

Inglaterra

Inglaterra
Mapa da Ingaterra

A Inglaterra é um país que faz parte do Reino Unido. A Inglaterra é a maior e mais populosa nação do Reino Unido. É delimitada pelo País de Gales e pelo Mar da Irlanda a oeste e pela Escócia ao norte. O Canal da Mancha, o Estreito de Dover e o Mar do Norte a separam da Europa ao leste.

As ilhas do canal como a Ilha de Wight, ao largo do sul do continente no Canal da Mancha, são consideradas parte da Inglaterra. As ilhas de Scilly, no Oceano Atlântico, ao largo da ponta sudoeste do continente, também são integrantes da Inglaterra.

 

 

Grã-Bretanha

gra
Grã-Bretanha

É o nome coletivo oficial da Inglaterra, Escócia e País de Gales e suas ilhas associadas. Ela não inclui a Irlanda do Norte e, portanto, nunca deve ser usada de forma intercambiável com o Reino Unido – algo que se vê com muita frequência.

Ela está localizada ao leste da Irlanda e noroeste da França, no Oceano Atlântico. O termo também inclui várias ilhas offshore, incluindo as Hébridas, na Escócia.

O Reino Unido

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (para dar seu nome completo) refere-se à união política entre a Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Trata-se de um Estado soberano, mas as nações que o compõem são também países de direito próprio.

O Reino Unido é um país que inclui a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Enquanto Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte são chamados de países, existem regulamentos e políticas nestes Estados que são determinados pelo Reino Unido.

Reino Unido
O Reino Unido

A capital do Reino Unido é Londres, embora os diferentes países mantenham parlamentos em Cardiff (País de Gales), Edimburgo (Escócia), e Belfast (Irlanda do Norte). De 1801 a 1922, o Reino Unido também incluiu toda a Irlanda.

Ele abrange os reinos unidos da Escócia e da Inglaterra. Eles compartilharam monarcas por gerações, mas eram entidades distintas.

A história

Isso mudou quando o rei escocês James Stuart (James I da Inglaterra e James VI da Escócia) herdou o trono da Inglaterra de Elizabeth I. James era neto de Margaret Tudor, irmã de Henrique VIII. Como Elizabeth I era sem filhos, isto fez dele seu sucessor.

Um século depois, sua descendente, a Rainha Ana da Inglaterra, Escócia e Irlanda, aprovaria os Atos de União. Tanto na Inglaterra como na Escócia, o Parlamento aprovou um tratado de união formalizando uma fusão dos dois Estados. O resultado foi o Reino Unido da Grã-Bretanha. Isto incluiria mais tarde a Irlanda, depois das Atas de União de 1800.

O povo galês foi há muito considerado parte do Reino da Inglaterra. Eles não estabeleceram seu próprio parlamento até o final dos anos 90. O termo Reino Unido também inclui várias dependências e territórios, nações que são politicamente distintas, mas que dependem do Reino Unido para serviços essenciais.

As Ilhas do Canal e a Ilha de Man não fazem parte do Reino Unido, mas são Dependências da Coroa. As Dependências da Coroa são três territórios insulares nas Ilhas Britânicas que são possessões autônomas da Coroa Britânica: o Baliwick de Guernsey, o Baliwick de Jersey, e a Ilha de Man.

Eles não fazem parte do Reino Unido nem são territórios britânicos do Ultramar. Eles têm o status de “territórios pelos quais o Reino Unido é responsável”, em vez de Estados soberanos. Como resultado, eles não são membros da Commonwealth of Nations.

A Commonwealth of Nations

A Commonwealth of Nations é uma associação voluntária de 52 Estados ou países que antes faziam parte do Império Britânico. Isto não inclui os Estados Unidos.

  • 16 membros da Comunidade das Nações reconhecem o Monarca do Reino Unido como seu próprio rei ou rainha, mas permanecem politicamente independentes. Estes são reinos da Commonwealth.
  • 33 outros países da Commonwealth são repúblicas, o que significa que eles não reconhecem um monarca. No entanto, eles ainda participam da parceria.

A Commonwealth não tem constituição. A Declaração dos Princípios da Commonwealth de Cingapura, entretanto, declara que a Commonwealth é “uma associação voluntária de Estados soberanos independentes, cada um responsável por suas próprias políticas, consultando e cooperando nos interesses comuns de seus povos e na promoção da compreensão internacional e da paz mundial”.

COMPARTILHAR:

facebook
twitter
pinterest p
linkedin in
Line

Artigos populares