Por que contratar um guia turístico local para sua próxima viagem

Guia turístico local

 

O turismo é uma das atividades econômicas mais rentáveis do mundo, o que não é surpreendente, uma vez que as pessoas adoram viajar e conhecer lugares diferentes, tanto dentro como fora do Brasil.

Para aproveitar ao máximo uma viagem turística, é recomendável contar com os serviços de um guia turístico profissional, que orienta o viajante sobre os pontos mais interessantes de um país, estado, cidade ou localidade específica.

No entanto, há diferentes tipos de guias turísticos, sendo um deles o guia turístico local. Neste post, abordaremos esse assunto em detalhes. Aproveite para ler e saiba mais sobre o assunto!

O que é um guia turístico local?

O guia turístico local está ligado à operadora de receptivo local. O turismo receptivo é aquele que ocorre no lugar que está sendo visitado. 

É um serviço especializado em receber turistas, a negócios ou a lazer, com a finalidade de prestar atendimento conforme as suas necessidades. 

As agências locais são conhecidas em inglês como Destination Management Company (DMC), ou seja, Empresa de Gerenciamento de Destino. 

Para que o turismo receptivo de um lugar se desenvolva, é preciso considerar alguns aspectos que representem atração para os turistas. Entre eles, podemos citar:

  • recursos naturais;
  • recursos históricos;
  • recursos culturais;
  • promoções turísticas;
  • fácil acesso;
  • infraestrutura básica e complementar;
  • condições favoráveis de vida da comunidade local;
  • centros de negócios;
  • posição geográfica estratégica. 

Quais são os serviços que o guia turístico local oferece?

A agência oferece ao viajante em turismo serviços de orientação, produtos específicos de destino, informações a respeito da região. Trata-se de uma consultoria que facilita e deixa a viagem mais prazerosa. O guia turístico local atua de forma personalizada, oferecendo serviços como:

  • traslado do turista entre o aeroporto e o hotel;
  • visitas guiadas customizadas pelo período que o turista quiser;
  • deslocamento com transporte seguro, climatizado e confortável;
  • informações sobre riscos locais;
  • planejamento minucioso de roteiro para melhorar o tempo e escolher as atrações;
  • sugestão de lugares de lojas, restaurantes, atrações conforme o perfil do cliente;
  • compra antecipada de ingressos;
  • resolução de imprevistos com hotéis, voos ou qualquer outro fato inesperado.

Todos esses serviços devem ser combinados a atendimento de alta qualidade e novidades de entretenimento segundo as expectativas do cliente. 

Quais são os destinos mais populares de turismo?

Há muitos destinos dentro do Brasil, mas existem muitas opções fora do país também. Podemos citar Irlanda, Reino Unido e Portugal no continente europeu. 

A partir de uma operadora de receptivo local nas cidades desses países vai facilitar a rotina do turista. Ela procura maximizar a experiência do cliente durante a viagem.

O guia turístico local pode organizar eventos empresariais e salas de reuniões, bem como atividades de passeio pelos principais pontos da cidade. 

Geralmente, operadoras receptivas se restringem à oferta de transfers, tours nas cidades, passeios tradicionais realizados, na maioria das vezes, em micro-ônibus ou vans e em reservas de hotéis. 

Para se diferenciar, as operadoras de receptivo locais devem ir além, formatando produtos, ofertando serviços complementares, ações promocionais. Dessa forma, a DMC consegue surpreender. 

A intenção da DMC é ofertar diferentes experiências de viagem para pessoas que viajam a lazer ou mesmo empresarial. Consequentemente, ela agrada o cliente, personalizando os serviços para qualquer demanda pessoal. 

Por isso, vale a pena procurar uma empresa especializada em viagens, que ofereça guia turístico local qualificado. Vamos conferir mais sobre esse ponto no próximo tópico.

Escolher operadora de turismo local
Freepik

Qual é a importância de escolher uma boa operadora de receptivo local?

É importante encontrar uma operadora de receptivo local que seja comprometida com a sustentabilidade —uma preocupação relevante das empresas modernas, que se torna também um grande diferencial. 

Recomenda-se ainda procurar uma agência que tenha compromisso efetivo com os serviços que presta ao cliente. Ela deve se responsabilizar pela promoção de um turismo responsável.

O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, programa que define práticas eficientes de higienização para cada segmento do setor. O selo é um estímulo para que as pessoas se sintam seguras durante as viagens. Dessa forma, o Brasil se posiciona como um destino responsável, que conta com as melhores proteções.

O turismo responsável se propõe a respeitar o meio ambiente, a economia e a sociedade local do destino. Consiste em uma forma de viajar e explorar algum destino mantendo o respeito à cultura, às pessoas e ao meio ambiente. 

Para a existência de turismo responsável, é fundamental que as comunidades locais, os governantes e os hotéis, bem como os turistas, arquem com responsabilidades e tomem ações que deixem o turismo mais sustentável.

Vantagens de escolher uma boa operadora de receptivo local:

  • personalização: roteiro de viagem conforme as necessidades do turista: viagem em família, sozinho, cônjuge/parceiro, amigos; padrão de hospedagem (econômica, sofisticada, luxo, rústica); motivo da viagem (descanso, festa, esporte, cultura, romantismo); preferências de deslocamento (andar a pé, dirigir um veículo, passeios regulares, transfer privativo, pedalar);
  • agilidade: roteiro bem elaborado, com todas as informações necessárias, respostas rápidas às solicitações;
  • momentos WoW: é importante ir além de passeios convencionais em vans com direito a tirar fotos — maior interatividade com o meio é fundamental para tornar a viagem mais prazerosa e inesquecível;
  • valor agregado: a boa agência agrega valor aos serviços, oferecendo opções de atividades para o cliente escolher antes de sair de casa (dessa forma, o turista economiza tempo e dinheiro, já que a operadora de receptivo local costuma oferecer preço bem mais atrativos para as agências de viagens parceiras);
  • fácil relacionamento e comunicação: com a operadora local, o canal de comunicação do turista é mais próximo, tornando assim mais fácil modificar o roteiro e solucionar eventuais problemas.

 

No Brasil, ainda existem poucas organizações com boa estrutura, considerando o portfólio de serviços diversificados, bem como ferramentas avançadas de gestão e comercialização. Enfim, é fundamental pesquisar e contratar os serviços de uma operadora de receptivo local confiável, que disponibilize guia turístico local qualificado, apto a passar informações valiosas para o turista.

Aproveite e entre em contato conosco para que sua próxima viagem seja mais dinâmica e satisfatória. Os serviços de concierge personalizado permitirão uma experiência marcante e inesquecível. Compartilhe seus sucessos com seus amigos e familiares. Saiba mais sobre nosso trabalho em nossas redes sociais. Visite, curta e siga os nossos perfis/canais: estamos no Facebook, no Instagram, no Youtube e no LinkedIn.

COMPARTILHAR:

facebook
twitter
pinterest p
linkedin in
Line

Artigos populares